O passado sábado, 28 de junho, foi dia de festa para os Escuteiros de Mortágua. Foi formalmente inauguração a sede do Agrupamento de Escuteiros, na Gândara, depois de uma avultada obra de ampliação e requalificação do edifício da antiga Escola Primária da localidade. Tratou-se de uma intervenção promovida e totalmente suportada pelo Município de Mortágua e que representou um investimento superior a 200 mil euros. Na mesma ocasião, o Corpo Nacional de Escutas agraciou o Município mortaguense com a Medalha de Agradecimento, no seu grau máximo, de ouro.
A antiga Escola Primária da Gândara é, há já muitos anos, a sede dos escuteiros de Mortágua. Entretanto, a Câmara Municipal de Mortágua, proprietária do espaço, entendeu proceder a obras de ampliação e requalificação do espaço no sentido de melhorar as condições de utilização por parte dos escuteiros. Aproveitando, a autarquia entendeu que deveria estabelecer no espaço condições para que pudesse ser usado, eventualmente, como Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) – áreas estabelecidas pela Proteção Civil para fornecer alojamento temporário de emergência, alimentação e apoio psicológico em situações de acidente grave ou catástrofe.
O programa da inauguração teve início com uma cerimónia religiosa, presidida pelo Assistente Nacional do CNE, Padre Daniel Nascimento, pelo Assistente Regional de Coimbra, Padre João Fernando Dias, e pelo Assistente do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, Padre António Correia. Durante a cerimónia fez-se a entrega de Diplomas de Louvor a cinco escuteiros do Agrupamento, atribuídos pelo CNE, como reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Instituição. No final da cerimónia procedeu-se à Bênção e Inauguração das instalações, seguida de uma visita às mesmas e almoço partilhado.
Como reconhecimento do apoio e do esforço do Município de Mortágua, não só na realização desta obra mas também ao longo das ultimas décadas no apoio a atividades de todo o CNE – de agrupamento, de núcleo e regionais –, o Corpo Nacional de Escutas agraciou o Município de Mortágua com a Medalha de Agradecimento, grau Ouro, a mais alta distinção do CNE. O texto que justifica a distinção refere que “a Câmara Municipal de Mortágua tem tido para com o CNE, desde há muitos anos, um extraordinário papel de parceria, apoio e incentivo”, desde o apoio logístico em acampamentos e atividades regionais, nas atividades do Núcleo Regional e acompanhamento e apoio ao Agrupamento 1241 de Mortágua desde a sua fundação”. Um apoio que “foi agora sublimado com a renovação e adaptação notável da antiga escola primária para Centro de Atividades Escutistas” e a sua cedência direta ao Agrupamento de Escuteiros.
Após o ato inaugural, o Chefe do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, Gabriel Lopes, deixou uma palavra de agradecimento a todos os que deram início a esta caminhada até chegar este dia, enumerando o Município de Mortágua, as Juntas de Freguesia, as Associações Locais, as famílias e a comunidade de Mortágua. Enalteceu o gesto da CNE “que esteve bem ao escolher este dia para fazer esta justa e merecida homenagem à nossa Câmara Municipal por tudo o que tem feito em prol do nosso Agrupamento”. Gabriel Lopes referiu que a sede do Agrupamento de Escuteiros, além de apoiar as atividades escutistas e receber visitas de outros grupos, “é um espaço ao serviço da comunidade de Mortágua e da sociedade civil”.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, expressou palavras de gratidão e reconhecimento ao Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, pelo trabalho inestimável que tem feito ao longo da sua existência, sublinhando que “os Escuteiros representam bem o que nós somos como comunidade”.
Ricardo Pardal destaca o papel desempenhado pelo Agrupamento e pelo Escutismo “na formação integral dos jovens, transmitindo valores humanos, éticos, cívicos, de responsabilidade, autonomia, cooperação e solidariedade, respeito pelo Ambiente e pela Natureza”. E salienta ainda: “Quando é pedida a colaboração dos Escuteiros, eles estão sempre presentes, mostrando uma permanente generosidade e disponibilidade em prol da nossa comunidade”, vinca.