Novo ano escutista recomeça: Serpins e Lavos fazem-no com Promessas de Dirigentes

Nos dias 14 e 21 de setembro – no arranque de mais um ano escutista nos respetivos agrupamentos – em Serpins e em Lavos, respetivamente, celebraram-se as promessas de mais cinco novos dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, com o assumir do compromisso – perante a comunidade – de servirem a Juventude através do Escutismo.

Na Igreja de Serpins, na Serra da Lousã, os escuteiros do Agrupamento CNE/1367 Serpins reuniram-se para celebrar a promessa da Bruna Carvalho Lopes e do André Ribeiro Costa. Bruna Lopes tem 23 anos e é escuteira desde os 14 anos de idade. Já André Costa entrou nos escuteiros com 7 anos de idade e tem agora 25 anos. Ambos terminaram o seu percurso como escuteiros decidindo abraçar a responsabilidade de serem adultos no escutismo e tornarem-se dirigentes do CNE. A celebração foi presidida pelo assistente do Agrupamento, Padre António Domingues. A promessa foi aceite pelo Chefe Regional de Coimbra, Nuno Castela Canilho, e pelo dirigente Jorge Lameiras, em representação da Junta do Núcleo Mondego Sul.

Em Lavos, por seu turno, em 21 de setembro de 2025, fizeram a sua promessa como dirigentes do CNE três novos dirigentes. Maria do Rosário Seco, Sofia Gomes Louro e Rafael Santos Pimentel passaram, então, a ser dirigentes no Agrupamento CNE/1391 Lavos.

Com 47 anos e a entrada no escutismo em 2022, Maria do Rosário Seco fez a sua promessa de dirigente na mesma ocasião que Sofia Gomes Louro, com 46 anos de idade e 5 anos de escutismo. Já Rafael Santos Pimentel, com 26 anos de idade, é escuteiro desde os 9 anos de idade. A cerimónia, bonita e intensa – presidida pelo Padre Paulo Silvestre, assistente de Agrupamento –, foi aceite pela Secretária Regional de Coimbra, Marta Paes, e pelo dirigente Fernando Pereira, chefe do Núcleo Beira Mar.

Galeria: