Distintivo Regional

O símbolo da Região de Coimbra do CNE, que não deixa de ser uma referência heráldica identitária está muitíssimo colada à própria armaria da cidade e do município de Coimbra.

Na parte superior do distintivo regional encontram-se as cores da cidade – quarteada de amarelo e purpura –. Logo abaixo surgem dois escudetes antigos das quinas de Portugal, representando o vínculo histórico da cidade com a nacionalidade portuguesa. Trata-se da segunda capital de Portugal, a partir do século XIII até 1255, durante um período crucial para a consolidação da independência. Permanecendo, pelos séculos dos séculos, como a ‘Capital do Amor’ em Portugal.

Aparece então uma figura feminina, central, coroada e com um manto. Este elemento integra o símbolo da cidade pelo menos desde 1278, anterior à Rainha Santa Isabel, mas a tradição e a identidade do Escutismo de Coimbra definem esta senhora como a Santa Rainha, padroeira da Paz, da Reconciliação e da Caridade. 

Logo abaixo da Rainha Santa, o distintivo apresenta uma grande taça. Este copo ou cálice simboliza a União e o Sacrifício Comum, remetendo para a imagem das bodas que uniram os reinos e do compromisso selado com vinho. Com a imagem do cálice é reforçada a ideia de Coimbra como espaço de encontro, de harmonia e de plataforma de entendimento e reconciliação.

De cada um dos lados do cálice aparece um Leão e um Dragão (ou uma serpente alada), que a postura da Rainha Santa parece conseguir apaziguar. Estes dois animais representam os dois lados de uma contenda, equivalentes em dignidade e em respeito. Adversários ou inimigos poderosos que através da reconciliação e do apaziguamento passam a ser aliados. 

Reconciliação e Paz, Harmonia e Sacrifício Comum, Razão e Encontro, Conhecimento e Amor tudo isto é a Região de Coimbra do CNE e todos estes são valores orgulhosamente assumidos, defendidos e proactivamente operados pelos escuteiros da região.

Censos 2025

Total

Total Elementos: 3784

Lobitos

Pata-Tenras: 

Investidos:

Total: 1048

Exploradores

Aspirantes:

Noviços:

Investidos:

Total: 969

Pioneiros

Aspirantes:

Noviços:

Investidos:

Total: 617

Caminheiros

Aspirantes:

Noviços:

Investidos:

Total: 419

Dirigentes

Aspirantes:

Noviços:

Investidos:

Total: 731

Evolução da Região