Realizou-se no domingo, 7 de setembro de 2025, na Casa do Escuteiro – sede regional do CNE em Coimbra, o Conselho Regional de Coimbra, onde têm assento todos os adultos dos agrupamentos da Diocese de Coimbra. Cinquenta e cinco caminheiros e dirigentes reuniram para, entre outros temas, analisar e votar o Plano de Atividades e Orçamento do novo Ano Escutista, que começa no dia 1 de outubro de 2025 e que se estenderá até 30 de setembro de 2026, numa vivência maioritariamente passada durante o Centenário da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas.
O documento do plano de atividades – o último do triénio do mandato da equipa liderada pelo Chefe Regional de Coimbra Nuno Castela Canilho – foi aprovado sem votos contra e com duas abstenções.
O plano regional apresentado pela Junta Regional de Coimbra conta com uma dimensão substancial relacionada com a formação dos adultos – tanto de formação inicial para futuros dirigentes, como para enriquecimento e reciclagem dos dirigentes já investidos –, mas também com atividades pedagógicas para as crianças e jovens. Atividades de temática ambiental e da sustentabilidade, de temática de formação espiritual, e outras atividades características e fundamentadas no método escutista focadas na dimensão técnica das crianças e jovens.
O ano de 2025/26 será marcado pelo Acampamento Regional que se realizará no final de julho de 2026 e que será o ponto alto da comemoração do centenário da fundação do Escutismo em Coimbra. A comemoração do centenário contará também com um programa extenso, com atividades culturais, de reflexão e de convívio, com grande foco na divulgação e na afirmação do escutismo em Coimbra como uma força motriz relevante.
Destaca-se, ainda, de todo o plano a atividade “Luz da Paz de Belém”, uma dinâmica internacional que passa pela disseminação de luz diretamente recolhida da Basílica da Natividade, em Belém – Israel, que mobiliza os escuteiros de toda a Europa. Na Região de Coimbra, que é coincidente com o território da Diocese, a celebração regional acontecerá na noite de 15 de dezembro, em Arganil. A escolha do local para a realização desta atividade é uma afirmação clara dos escuteiros de Coimbra de que estão solidários com as populações fustigadas pelos incêndios de agosto passado.
Na reunião do Conselho Regional foi ainda aprovado o Relatório de Atividades e Contas do ano escutista 2023/24, tendo havido ampla discussão entre os conselheiros sobre a comemoração do centenário da Região e sobre o Acampamento Regional, o décimo quinto, que se realizará em julho de 2026. Foram também entregues diplomas de formação, bem como distinções concedidas pela Junta Central por ocasião dos relevantes serviços prestados no Acampamento Nacional do CNE.