Clã Universitário de Coimbra participa no VI Encontro Nacional de Clãs Académicos

O Clã Universitário de Coimbra (CUC) marcou presença no VI Encontro Nacional de Clãs Académicos (ENCAS), realizado no Porto, com a participação de mais de 70 caminheiros dos clãs académicos do Porto, Aveiro, Beira interior e Bragança. Da parte do CUC participaram 12 caminheiros e 1 dirigente. Este encontro, que se realiza todos os anos, tem registado um número crescente de participantes e representa uma oportunidade para diversos clãs darem testemunho do trabalho realizado ao longo do ano. Durante o encontro, os jovens escuteiros universitários embarcaram numa viagem cultural pela cidade, explorando a sua história através de visitas a locais emblemáticos.

Além das visitas e descobertas, a atividade contou também com uma componente lúdica: a busca pelo “Pipas”, o detetive simbólico que protege e defende a identidade do Porto. O “Pipas” surge com inspiração nas pipas do vinho do porto, marco crucial na dinâmica comercial da cidade no século 19.

Temas inerentes ao funcionamento destes clãs voltam a mesa de debate nesta atividade, onde a equipa nacional para os clãs regionais e académicos (ClaRas) transmite o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Além dos clãs já existentes, este ano a aposta está na criação de novos clãs nas regiões de Viseu, Algarve, Beja e Évora, pela crescente procura desta vivência do escutismo.

Entre cultura, espírito académico e momentos de convívio, o evento reforçou os laços entre os diferentes clãs e valorizou a tradição escutista no meio universitário.

O próximo Encas será organizado na Beira interior.

Galeria: